A criminalização do artista - Como se fabricam marginais em nosso país

“Abril de 2011. A intolerância ao diferente apoiada por uma campanha de higienização social em Belo Horizonte, assume ares de politica repressiva de caráter criminal.

A administração municipal, policia militar e mídia se associam na tarefa de criminalizar o artista de rua, artesãos nômades portadores de um patrimônio cultural brasileiro que deriva da resignificação do movimento hippie das décadas de 60 e 70. Uma cultura com mais de 40 anos.

Mas quem criminaliza o estado?

Com expressões próprias na arte, na música e no estilo de vida, os artesãos são perseguidos, saqueados em seus bens pessoais e presos por desacato ao exercer a legitima desobediência civil. 

Artigo 5º da Constituição Federal:
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.”


Esse vídeo bombou semana passada no meu Facebook. Vários amigos repostando, todos com a mesma indignação. Até quando esse tipo de coisa vai ser permitida no nosso país? 

O autor do vídeo, Rafael Lage, montou o blog A Beleza Da Margem, onde é possível acompanhar o caso detalhadamente e ainda existem mais dois vídeos aqui e aqui

O Will já tinha falado sobre isso neste post  e teve gente defendendo a polícia dizendo que o artista poderia quebrar o orelhão sobre o qual ele performava, o que não é desculpa para uma agressão

E agora? Qual é a justificativa? 
Eu sei que a polícia cumpre ordens. Mas esse tipo de ordens não pode ser tolerado nem por nós nem pelos policias.

Ah! Ainda sobre isso, tem este post, de 2010. Lamentável.

Comentários

  1. Olá, Júlia,

    Boa tarde. Eu sou a "gente" que você citou acima dizendo que defendia a polícia. Se você ler com atenção meu comentário, verá que eu não defendi a polícia em momento nenhum, inclusive falei que a reação tinha sido excessiva. Como o próprio Will retrucou, apenas formulei hipóteses e, certamente, é o que iria acontecer naquela situação ou qualquer outra parecida. Porque "gente" só aparece para reclamar quando algo dá errado.
    No caso do vídeo acima concordo plenamente com você. Acho que o cara tem que ter total liberdade para expressar sua arte e a polícia não tinha nada que fazer aquilo.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Wagner!
    Brigada por comentar.

    Vamos lá:

    1- Eu sei que vc é a "gente" que eu citei, mas não quis ser indelicada, por isso falei desta forma. Se te ofendi, desculpa. Não foi a intensão.

    2- Continuo discordando qdo vc diz que CERTAMENTE iria acontecer, MAS concordo que sempre aparece alguém pra reclamar.

    3- Fico feliz q vc concorda cmg no caso acima! =D

    Beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A calcinha do meu namorado

La Senza apresenta "The Cup Size Choir"

Pérolas de Comentários